O Pedreiro Abandonou a Reforma

Jujubas e Amendoins queridos, estou de volta depois desse hiato e não é com boas noticias. O pesadelo de qualquer pessoa que inicia uma reforma aconteceu comigo, o pedreiro abandonou a obra.

Os sinais estavam lá para ver, eu alertei meu marido diversas vezes do trabalho mal feito do pedreiro Mal Caráter. Chegamos a brigar, quando eu não queria que ele continuasse a pagar para o pedreiro, mas meu marido e sua fibra moral apenas me respondeu “Eu estou fazendo minha parte, eu o contratei e eu vou paga-lo.”

Então o Pedreiro Mal Caráter (Eu poderia usar outro adjetivo que vem na minha mente, mas esse é socialmente aceitável) abandona a obra por whatsapp. Veja só, meu marido em nenhum momento cobrou ele, reclamou dele ir embora do serviço quando bem queria, serio, ele saia para o almoço e simplesmente não voltava, mas nem ai meu marido reclamou, apenas dizia que ele ia fazer o serviço no final das contas. E ele fazia, mas era cada trabalho mal feito.

Mas só falar não prova nada não é mesmo, então vamos as fotos.

wp-1486484990924.jpg

Foto 1: Deixa eu explicar uma coisa sobre a Toca do Dementador, quando viemos morar aqui, sabíamos que quando chovia, a água escorria por algumas paredes, sim, escorria, Em algumas pingava, mas em outras escorria e em outras tinha uma constante infiltração. Voltando a foto, ela foi tirada depois de quase 30 dias depois de colocar a manta na laje. a primeira coisa que ficou combinado dele fazer era aplicar a manta na laje para não termos mais esse problema com a chuva e eu não estou falando de pinguinhos de água, eu estou falando de chover dentro de casa mesmo.

Desde o dia que ele colocou essa manta não teve um dia que não molhou em algum lugar, o Pedreiro Mal Caráter do pedreiro sempre vinha com uma justificativa, uma explicação para um novo vazamento e um custo. Era custo para mais manta, mudança de cano, desnível da laje. Então quando meu marido e eu chegamos em casa depois de ir visitar meus pais, num dia que choveu muito aqui em São Paulo, a casa estava tomada de pontos como esse da foto, pingando em lugares que nem pingavam, infiltrações novas, nem parecia que tinham colocado a tal Manta na laje e olha não foi barato, mais de 3mil reais, na época eu achei caro, mas era algo que necessitávamos com tanta urgência.

Meu marido mandou mensagem pelo whatsapp para o pedreiro mostrando fotos e juro ele nem mesmo foi exigente, mesmo estando no direito dele, meu marido é uma pessoa extremamente pacifica, ele acredita que tudo deve ser resolvido com gentileza, então o pedreiro responde dizendo que não quer continuar a obra.

No outro dia ele se recusa a vir em casa conversar e meu marido acaba indo ate a casa dele, onde ele alega que fez todo o serviço que foi orçado e não pretende devolver o dinheiro que foi pago.  Meu marido pagou praticamente todo o dinheiro e ele deixou minha casa assim:

wp-1486484946800.jpg

Estão vendo a pia, quem rebocou ela foi eu. Onde eu circulei era pra mostrar como ele deixou minhas tomadas, que eu tive que dar um “jeito”. Eu paguei 250, 00 para ele fazer essa pia e eu que tive que instalar os sifões da pia e do tanque.

photo_2017-02-07_15-01-39

O cano para escorrer a água do tanque, ele fez um buraco na parede e simplesmente enfiou um outro cano ali sem vedar nem nada, quando eu uso o tanque a água entra dentro da parede (causando outra infiltração) e transborda para fora, molhando todo o chão.

Eu acabei colocando os fios para dentro da caixa da tomada, que fica em cima da pia e mesmo assim olha o buraco que ficou.

wp-1486484720336.jpg

Essa é a porta improvisada que eu fiz para o banheiro, questões de necessidade, mas não vim falar dela, mas sim da janela ao lado. Olhem bem para a essa janela, olhou?! Bom, ela é basculante e tinha um puxador que eu retirei para que a porta do banheiro não batesse nele. Essa janela seria tirada e recolocada no que seria o novo banheiro da casa (vamos falar desse banheiro em breve), o puxador da janela sumiu, e eu assumi que mediante a situação de morar numa casa durante a reforma era o motivo, mas que uma hora eu iria encontrar o puxador em algum lugar.

wp-1483508425954.jpg

Mas voltando a janela propriamente dita, ela foi retirada, mas o pedreiro não rebocou ela pelo lado de fora, então naquele dia da Grande chuva infiltrou água até dizer chega na parede e você vai dizer; mas deu tempo dele fazer isso? Ele saia pra ir almoçar meio dia e não voltava mais, ele não vinha trabalhar nas sextas-feiras, ele dizia que estava arrumando a manta na laje e ficava la em cima o dia todo e ainda assim, quando chovia pingava.wp-1486484626882.jpg

Não é de se estranhar que as brigas entre meu marido e eu triplicaram, nunca brigamos tanto quanto nessa reforma, ele estava sobrecarregado de trabalho, cansado da reforma e sem saber como lidar com o pedreiro, como eu disse, meu marido sempre acredita no lado bom das pessoas, ele não queria acreditar que o pedreiro estava sendo mal caráter.

20170207_142646.jpgEstá vendo esse cano, ele serve para escorrer a água que fica na laje, antes ele caia para o quintal, mas devido a quantidade de água o quintal enchia, até ai tudo bem, só que eu abri uma parede que dava para esse quintal para fazer minha cozinha, então a água iria escorrer para dentro de casa. Quando fizemos o projeto com o pedreiro, isso foi levantado em questão e ficou combinado que iriam rasgar o quintal até o ralo do banheiro desativado, na falta de um o banheiro tinha dois ralos. Mas o Pedreiro Mal Caráter, disse que não seria mais possível fazer isso e que a melhor ideia seria jogar o cano para trás da nossa casa, descer em metros absurdos de canos, dar a volta na escada da casa dos vizinhos e ir para a servidão dele, siiim, o pedreiro é meu vizinho a casa dele fica atras da minha.

Ah! está vendo o circulo na foto, é onde se encontra o puxador da janela, lembra que eu disse que o puxador sumiu?! O pedreiro colocou ele ali, me respondam porque ele fez isso?

Essa laje super fina é parte da minha lavanderia que ele deixou incompleta, ai deveria ter uma porta, ele deixou minha casa aberta.

Eu me sentia os órfãos Baudelaire, explicando ao meu marido como o pedreiro era mal caráter e estava enganando ele, mas ele parecia cego e surdo, talvez fosse o estresse da obra, as cobranças no trabalho e a esperança infinita de que no fim das contas o pedreiro ia cumprir com a obra.

wp-1486485137993.jpg

Essas são algumas das fotos do processo da escada. Essa escada sai do meu quarto e dá para fora, essa seria a nova entrada da casa…

wp-1486485016323.jpg

E foi assim que ele deixou a escada. Abeta para fora, com degraus uns em cima do outro. Desde o começo eu disse que o espaço para fazer uma escada e ainda colocar uma porta não dava, e olha que eu nem sou entendida dessas coisas, foi de olhar mesmo. Mas ele bateu o pé dizendo que dava. Ele gastou todo o material da escada nisso, não terminou e ainda por cima não fez nenhuma base de sustentação para a escada, não tem nada em baixo dela. Ele colocou as vigas e jogou massa, ele não fincou as vigas ou soldou elas, sei lá como é o processo de fazer uma escada, nem mesmo fez uma viga em baixo dela.

E então ele desisti da obra e me deixa com a casa aberta, um buraco…Mas não foi só isso que ele fez.

wp-1486484660236.jpg

Ele contratou outro pedreiro (que eu vou chamar de Geraldo, para protege-lo, afinal ele não teve culpa) para fazer a lavanderia para a minha sogra, essa escada seria retirada e embaixo dela seria a lavanderia da minha sogra. O Geraldo veio e começou a levantar o muro, levantou metade como vocês podem ver, então o Pedreiro Mal Caráter abandonou a obra e disse que o Geraldo fosse cobrar o dinheiro da gente. Então atualmente minha sogra não tem lavanderia e ainda tem metade de um muro no meio da casa.

wp-1486489610838.jpg

Essa é uma das lajes que ele fez, quando chove a água escorre, estão vendo esse fio azul? Ele esta indo para a pequena caixa de força que tem nessa parede, sim a água escorre para os fios abertos, que ele arrancou a proteção que tinha em volta. Ele deixou minha casa expostas de tantas formas vulneráveis para acidentes possíveis.

Ele ignora nossas mensagens, não quis negociar, e se recusou a devolver nosso dinheiro! O Pedreiro Mal Caráter ainda mandou o assistente dele vir dizer que temos que retirar o cano da servidão dele, lembra o cano que ELE colocou?!

Então é por isso que eu ando sumida, é por isso que eu não tenho postado, simplesmente não consigo. Atualmente eu passo meus dias assistindo videos no YouTube e aprendendo a fazer pequenos reparos.

Para piorar tudo, meu marido foi demitido, então alem de termos gastos todas as nossas economias nessa reforma, o pedreiro abandonado ela e se recusado a devolver nosso dinheiro, meu marido foi demitido e diagnosticado com ulcera…Ulcera de tanto estresse que tem passado, no dia que o Pedreiro Mal Caráter abandonou a obra, meu marido convulsionou e fomos para o pronto socorro.

Tem sido dias difíceis, eu tenho me agarrado muito em Deus e nos meus familiares, que tem me apoiado emocionalmente.

Todos os nosso planos e projetos para a casa foram desfeitos, a gente teve que sentar e rever tudo o que podíamos fazer, com o que tínhamos. A palavra no momento agora é remediar. Remediar os estragos, remediar os problemas, remediar as contas, remediar a tristeza. E tocar a vida da melhor maneira que der agora.

E de tudo isso que aconteceu, a coisa boa foi como meu marido está me enxergando de uma forma diferente agora, ele me pediu desculpas diversas vezes por todas as vezes que não me escutou, por todas as brigas que tivemos por causa da reforma e do Pedreiro Mal Caráter.

No final a gente acabou aprendendo de uma forma bem dura o que realmente importa. Em uma situação parecida, acredito que meu Marido do Futuro, vai me ouvir!

Obrigada por você, que leu até aqui!

Mande energias positivas quando pensar em mim, ok? ok!

bjs de luz

6 Comment

  1. Ah, menina! Me deu é vontade de chorar só em ler seu post. Imagina vocês, então! Mas a vida tem dessas coisas mesmo. Tem coisa que a gente não consegue controlar. E a ação do outro, o caráter do outro, isso não dá mesmo, por mais que a gente queira!
    Eu realmente espero que esse pedreiro tenha um dia consciência de como prejudicou vocês.
    E espero que as coisas se acalmem ai! Eu também sou meio coração cego, sempre vendo o lado bom das pessoas, então, consigo entender o quão sofrido foi para seu marido ver que não foi honrado em tantas chances que deu ao pedreiro.
    Mas que bom que as coisas vão se ajeitando, principalmente entre vocês dois (que é o que realmente importa).
    Oro para que encontram uma saída nisso tudo!!! Bjs

    1. Uau, obriga por ler tudo aquilo, foi um grande desabafo, obrigada por essa mensagem fofa me deixou muitooo feliz =D

  2. Você não pensou em processar o filho de uma mãe de péssimo caráter? O.o

    1. Nós pensamos sim, mas ao que parece isso iria tomar certo tempo e não podíamos mexer na casa durante esse tempo, por que estaríamos adulterando as provas, mas a casa estava numa condição impossível de morar =/ Alem do mais ainda que ganhemos as causa o pedreiro pode alegar que não tem condição para pagar, e pode parcelar todo o dinheiro em 10,00 reais por mês, imagina só?!

      1. Pior que é verdade 🙁 E penhorar coisas é dele é um processo demorado… Uma pena!

  3. Lee says: Responder

    O pedreiro que estava na minha casa também abandonou a obra,alegou que estava sendo muito “cobrado”…a gente tem é que ficar esperta e fazer um contrato de trabalho em cartório,bando de maus caráter…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: