Livros | Rocco

Jogos Vorazes

25 de setembro de 2016

Ola Amendoins e Jujubas! Esses dias enquanto passava a roupa eu resolvi assistir todos os filmes de Jogos Vorazes pra ajudar a passar o tempo e me ocorreu o seguinte; muitas pessoas só veem o romance da historia. Veja os comentários, memes, post relacionados com a serie, tudo é sobre romance ou zuando o final.

picsart_03-21-10.25.20.jpg

Então antes de ler a serie Jogos Vorazes tenha em mente o seguinte:

Não é um romance!

Esquece o romance!

O foco não é o romance!

Agora que você foi devidamente instruído pode ir lá ler essa serie que eu te garanto não vai se arrepender.

Mas digamos que você é um perdido na vida e nunca ouviu falar dessa serie, o que eu acho quase impossível.

Ela foi escrita por Suzanne Collins e publicada aqui no Brasil pela editora Rocco. Suzanne disse que a inspiração para o livro surgiu enquanto ela trocava de canal na tv, entre um reality show e um documentário sobre guerra.

Uma compilação de ditadura, reality show, pão e circo, e elementos futurísticos, tudo isso deu origem a distopia que é Jogos Vorazes.

“Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E  assim por diante até você atingir a idade de dezoito anos, o ultimo ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. É assim que acontece para todos os cidadãos nos doze distritos em todo o pais Panem”

img_20160705_181751.jpg

Jogos Vorazes é uma competição anual transmitida ao vivo e de forma obrigatória para todos em Panem, em que uma garota e um garoto de cada Distrito, com idade entre 12 e 18 anos são selecionados por um sorteio e mandados a uma arena (tecnologicamente e sofisticamente elaborada) para lutar até a morte entre si, restando apena um vencedor.

Temos a Capital que está no topo da piramide dessa historia e então os distritos que vão do 1 ao 12. Os distritos produzem de tudo para a Capital. Sob severas leis a maioria dos Distritos vivem em condições precárias, faltando o básico para sobreviver. Os moradores dos Distritos mais afastados vivem na maior precaridade, já os que estão ligados a produção em potencial de alguns produtos como no setor da Agricultura vivem sob mais vigilância armada dos Pacificadores, e eu falo armada e carregada, prontos para atirar em quer for para matar.

Os Distritos que estão mais próximos da Capital, são beneficiados por isso e consequentemente abraçaram a causa dos Jogos Vorazes, criando suas crianças para o combate e ganho na Arena. Isso lhes proporcionou ganhos significativos e prosperidade em comparação com os outros Distritos.

“Para fazer com que a coisa seja humilhante, alem de torturante, a Capital nos obriga a tratar os Jogos Vorazes como uma festividade, um evento esportivo que coloca todos os distritos como inimigos uns dos outros. O ultimo tributo vivo recebe uma vida tranquila ao voltar pra casa, e seu distrito recebe uma enxurrada de prêmios, principalmente comida. Durante o ano seguinte, a Capital fornecerá ao distrito vencedor cotas extras de grãos e óleo, e até mesmo guloseimas tais como açúcar, enquanto o resto de nós luta contra a fome.”

Será que depois de ler esse livro as pessoas não percebem o tamanho do tapa na cara que ele é? Ele é uma distopia: lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia.

Mas nós atualmente não vivemos essa realidade? Quantas pessoas são estão morrendo de fome, ou de doenças que já existe cura e vacinas que poderiam ser distribuídas? Atualmente temos a tecnologia e o avanço necessário para produzir comida o suficiente para TODO o mundo, ninguém deveria passar fome, não ter saneamento básico, água limpa. Mas não é lucrativo.

Você achou que no Jogos vorazes havia crueldade em enviar crianças para a Arena lutar? Lembra das crianças Sírias.

Você achou um absurdo ver a Capital viver tão luxuosa em roupas caríssimas e comida farta enquanto Distritos como o 12 passavam fome? Lembre-se que a desigualdade nos países é exatamente assim, alguns tem muito e muitos tem pouquíssimo.

Você achou lindo quando o pessoal dos Distritos se juntaram para lutar contra a Capital? Mas esculachou os Estudantes que tomaram as escolas, e acha que todos que vão nas ruas protestar são vândalos, você julga os sem terra.

img_20160705_181834.jpg

Em uma passagem no livro Em Chamas, sobre o Chefe dos Pacificadores:

“(…) ninguem gostava de Cray por causa do uniforme que ele usava, mas era o habito que ele tinha de atrair mulheres jovens esfomeadas para a sua cama em troca de dinheiro que o tornava um objeto de ódio no distrito. nos tempo realmente ruins, as mais famintas se reuniam na frente de sua porta à noite em busca de uma chance ganhar algumas moedas para alimentar suas famílias, vendendo seus próprios corpos. Se eu tivesse idade suficiente na época que meu pai morreu, havia uma grande chance de estar entre elas. Em vez disso aprendi a caçar.”

Jogos Vorazes não é um romancezinho, com uma heroína arqueira fodastica. É A analogia da nossa sociedade, a vulnerabilidade que as classe vivenciam. Quantas meninas não se vendem na beira da estrada? No livro ela diz que aprendeu a caçar e isso a salvou, mas ela foi a exceção a todas as outras garotas que acabaram na porta da casa do Cray.

Depois que Katniss e Peeta vencem o Jogos Vorazes e ela tem a esperança de voltar para casa e voltar para sua vida antiga só que em condições melhores, com dinheiro, uma boa casa e comida. Ela percebe que os jogos nunca acabam.

“Se pudesse escolher, tentaria esquecer por completo os Jogos Vorazes. jamais falaria neles. Fingiria que não eram nada alem de um sonho ruim. Ma s a Turnê da Vitoria torna isso impossível. Estrategicamente situada quase que entre um Jogo e outro, ela é uma maneira de manter o horror vivo e presente. Não apenas nós, residentes dos distritos, somos forçados a nos lembrar da mão de ferro do poder da Capital a casa ano, como também somos forçados a comemora-la. E esse ano eu terei de viajar de distrito em distrito para aparecer diante de multidões entusiasmadas, que secretamente me odeiam, para olhar bem nos rostos dos familiares cujos filhos eu matei…”

O Jogos Vorazes nunca realmente terminam, mesmo para os ganhadores é o que a gente acabada descobrindo. No livro Em Chamas, a estrategia para sobreviver é a arte da simulação.  Assim como no nosso universo, quem resiste a um casal feliz e apaixonada nas redes sociais? Não concorda, então por que o termino de um relacionamento ou o começo de um entre famosos, celebridades, gera tanta noticia?

Assim como em Panem, ninguém parece preocupado com as pessoas que estão passando fome até morrer, como os Pacificadores abusam do poder, como a Capital é cruel em mandar pessoas para lutar até morrer. Agora vamos trazer para a nossa realidade, ok. O Presidente da Republica sofreu um Impeachment, isso afeta a visão que os empreendedores e empresários tem do pais, isso afeta a economia, há disputas na politica por melhor recolação no poder e desfoque em assuntos importantes como a Educação e Saúde e outro fatores, mas ha quem não ta nem e está mais interressados no porque do Rompimento do William Bonner e da Fátima Bernardes, ou no do Brad Pitt e da Angelina Jolie.

img_20160705_181938.jpg

Em A Esperança, quando se acreditava que Katniss era a voz do povo da Rebelião, onde ha a necessidade de documentar tudo o que ela fazia, justificando que é para inspirar os outros Distritos a se rebelar contra a Capital. Ate podíamos acreditar nas intenções da Coin. Mas ela se provou uma versão de Snow. Alguém com pretensão de controlar.

Coin usou a imagem que ela criou de Katniss. Sim, criaram uma imagem de Katniss desde o primeiro livro. Tudo o que a katniss queria era sobreviver e viver bem com a irmã e talvez até ficar com o Gale. Mas ela foi empurrada, obrigada, ela foi sendo moldada, para sobreviver ao Jogos e ao povo da Capital, afinal ela precisava agradar, ser querida. A historia mostra o quão poderosa é a mídia, publicidade e o bom Marketing e como isso influencia a opinião das pessoas, dita a moral e cria justificativas para a desumanidade.

Depois de tudo o que foi dito por Snow, Coin que conseguiu o “fim da Guerra” com os paraquedas, impoe que se aconteça um Jogos Vorazes para os filhos das pessoas mais poderosas da Capital, como ela diz:

“(…) em vez de eliminar toda a população da Capital, nós tenhamos uma edição final simbólica dos Jogos Vorazes, usando crianças relacionadas diretamente àqueles que tinham mais poder.”

Veja só as alternativas, matar centenas de pessoas por vingança, ou duas duzia de crianças. e quem garante que seriam o ultimo Jogos Vorazes afinal?

“Acho que Peeta tinha certa razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras especies decentes assumissem o planeta. Porque há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica as vidas de seus filhos para resolver suas diferenças. Para onde quer que você se vire, você enxergara esse tipo de visão do mundo. Snow pensava que os Jogos Vorazes eram uma forma de controle eficiente. Coin pensava que os paraquedas apressariam o fim da guerra. Mas no fim, a quem tudo isso beneficia? A ninguém.”

Demorei para escrever sobre Jogos Vorazes, mas estou realmente satisfeita com o resultado, a historia é uma analogia poderosa e se eu fosse professor eu a usaria em sala de aula. Certamente eu apresentei apenas alguns dos diversos temas que podem ser comparados da distopia com a nossa realidade, mas espero ter conseguidos os faze-los bem.

Agradeço você que leu até aqui!

bjs de luz.

 

Loading Likes...

Only registered users can comment.

Deixe um comentário do que achou do post!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.