Agir Now | Livros

Vivian contra o Apocalipse

20 de setembro de 2016

Amendoins e Jujubas querido, o livro de hoje gerou um post enorme hehehe e se eu disser que queria escrever mais ainda, mas eu me contive ><

Vivian contra o Apocalipse foi escrito por katie Coyle e publicado aqui no Brasil pela Agir Now. É uma daquelas historia que gera discussão, então eu recomendo que se você pretende falar sobre essa historia com alguém, tenha tato!

img_20160909_152528.jpg
Um homem chamado Frick diz que Deus falou com ele, disse que amava tanto os Americanos e seu sistema de capitalismo que decidiu salva-los, durante 3 anos o agora denominado pastor Frick, prega o que ele diz ser as palavras de Deus no O livro de Frick. Depois de se confirmar atentados e catástrofes naturais profetizadas por Frick as pessoas passam a se converter a sua igreja e ansiar pelo grande dia do arrebatamento, aquele dia onde os verdadeiros convertidos, Crentes irão ao Céu.
O dia chega e partindo que seus pais sofreram de alienação e lavagem cerebral, Vivian ignora e vai curtir uma festa com sua melhor amiga Harp, mas ao voltar pra casa seus pais não estão, apenas dois buracos no teto. O noticiário diz que muitas pessoas desapareceram e que o dia do Arrebatamento era de fato verdade. Quem ficou para trás vive o mixer de se sentir abandonado, incompleto, insuficientes e indiferentes.
Vivian luta internamente para acreditar que de fato ha um Deus que decidiu levar seus pai e a deixar para trás. E em seus pais por realmente irem e a deixarem por um Deus que a única coisa que fez foi separa-los.

Vivian se vê sozinha e tenta se redirecionar com o único adulto que ela confia, a professora Sra. Wambaugh, então no dia depois do Arrebatamento, Viviam vai para a escola, de todos os lugares do mundo acredito que eu nunca iria pensar em ir para escola a procura de uma professora querida. Para surpresa de Viv, ela não foi a unica, a sala de aula está cheia, tem pessoas em pé, pessoas que nem mesmo eram alunos da Wambaugh, estão fazendo uma especie de esquema, um plano. Wambaugh mostra que o mundo ainda não acabou por que eles ainda estão ali. uma frase que ela fala é a seguinte:

“Não quero que vocês deixem o resto de suas vidas de lado só porque o Deus de outra pessoa não tentou salvar vocês. Porque, querem saber? Se ele não tentou salvar vocês, não era um bom Deus para começo de conversa. “

Vivian volta para casa mais esperançosa, agora ela precisa tomar as rédeas de sua vida, ser a adulta, mas então seus avós maternos surgem como salvadores bem feitores a levando para Nova York, e Vivian consente afinal é o caminho mais fácil, ter outra pessoa responsável por você. Mas então ela percebe que a cobertura em Nova York numa época de véspera de Apocalipse não tem lá suas vantagens, quando você mora com duas pessoas que não se importam realmente se você está ou não ali, que estão cumprindo o papel de Avos que tiveram que assumir a neta já que os pais foram capazes de sumir e deixa-la pra trás.

Viv sente falta de Harp e se arrepende de deixa-la, então pega o carro dos Avós e dirige de volta para casa, se o mundo vai acabar em Setembro ela resolve que vai estar com Harp. Mas quando finalmente chega, Harp conta que em dois meses muita coisa aconteceu,muita coisa mudou. O Capitulo 53, versiculo 6 do livro de Frick diz: A estrada para o Reino dos Céus é estreita e está cheia de condenados. Então aqueles Crentes que não foram levados no Arrebatamento interpretaram que a culpa é dos gays, mulheres e homens com vida sexual ativa, pessoas de outras religiões, ou mesmo pessoas que simplesmente não querem ser Crentes da igreja Americana (a igreja do Frick) Os Deixados para Tras, como Viv se refere aos Crentes que ficaram, perseguem as pessoas, matam, espancam, está oficialmente declarado o caos. Harp conta como o irmão Raj morreu com um tiro por ser gay e como ela e o namorado dele Dylan o enterraram no quintal.

As duas sem saber o que fazer resolvem procurar por um garoto chamado Peter, um contato que Harp conseguiu quando frequentou as reuniões dos Novos Órfãos,um grupo de jovens que parecem apenas querer sobreviver ao que restou da sociedade que viviam.

Conversando os três percebem que ha algo de errado, ou melhor algo ainda mais errado nessa historia de arrebatamento, com pistas duvidosas decidem partir numa viagem em buscas por respostas, eles limpam a casa com tudo o que podem levar e saem de carro pelo pais numa american trip.

O livro tem algumas boas reviravoltas, até um pouco previsíveis, mas o que mais levei em consideração foi como ele me fez refletir sobre tanta coisa como amizade, coragem, e autoconfiança, vou ficar pensando nele por muito tempo com toda certeza.

img_20160909_152811.jpg


Sinopse

Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja há tempo demais, e ela está ansiosa para que tudo volte ao normal. O problema é que, ao chegar em casa no dia seguinte ao suposto evento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto…
Ela está determinada a seguir vivendo normalmente, mas, quando começa a suspeitar que eles ainda podem estar vivos, Vivian percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre um possível paradeiro dos seguidores da Igreja (ao menos é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos em pleno pré-apocalipse. Mas, depois de atravessar quilômetros enfrentando eventos climáticos bizarros, gangues de fanáticos religiosos vingativos e um estranho grupo de adolescentes autointitulado “Novos Órfãos”, Vivian logo vai entender que o Arrebatamento foi só o começo.



O que mais chamou minha atenção sobre esse livro, foi a audácia de se falar de temas tão geradores de conflitos como; religião, política e padrão ideal de família.

Eu fui criada em uma família religiosa que acredita do Apocalipse e no fogo do inferno, em um Deus que castigara aqueles que não seguirem o livro grande que começa com B. Em algum momento eu aprendi que a minha religião não era a única verdade do mundo, que outras pessoas assim como eu também cresceram e foram ensinadas a acreditar em sua própria religião que eram completamente diferentes da minha, aprendi que o amor entre pessoas do mesmo gênero não é errado e não é motivo para se acreditar que mereça o inferno por isso. Mesmo não levando em consideração o livro grande que começa com B eu acredito em Deus, Orixa, tbm acredito em Buda, Jesus, Maomé e Shiva, Zeus, Odin, Monstro do Espaguete voador e muitos outros, eu acredito em todos os Deuses porque por trás deles ha seres humanos que acreditam neles e depositam sua fé, esperança.

Então no livro quando dizem que ha um lugar reservado para aqueles que se converterem eu me pergunto porque? Porque tem que haver essa moeda de troca, para ir para um suposto céu? Porque temos que escolher um grupinho nas religiões se todas elas prometem algum tipo de Paraíso, talvez o céu seja o mesmo e no final todos vão se encontrar lá, ja pensou que constrangimento a pessoa que sempre foi preconceituosa encontrar no céu todos os serumaninhos que tanto despejou ódio na terra…

Espero que tenham gostado, deixe um comentário =D

bjs de luz!

Loading Likes...

Only registered users can comment.

  1. Ahhh to querendo ler esse livro faz tempo,temas polêmicos? adoro! haha
    Sou cristã, e mesmo não tendo uma religião, sempre procuro conhecer e saber o ponto de vista de outras pessoas de religiões diferentes, e a razão de endeusarem seres, etc., piram quando digo que acredito em Deus mas não no inferno. E vejo muito isso de se você não acredita, o que te aguarda é enxofre e sofrimento, isso não me desce kkk, enfim, adorei a ideia desse livro.
    Esse Frick parece aquela pessoa que causa o caos e vem com a solução tsc tsc
    Beijo!
    (eu fiz o planner, seu diy ajudou muito ❤️)

    1. Realmente Agatha você vai gostar desse livro e o final vai te dar aquele gostinho de “eu sabia!!!!”, mas se prepara que o Frick tem muito a surpreender o leitor. Aproveita que ele está em promoção no site da saraiva ;D Obrigada pele comentário bjs de luz!!!

Deixe um comentário do que achou do post!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.