Intrínseca | Livros

Temporada de Acidentes

26 de agosto de 2016

Ola Jujubas e Amendoins! Gostaria de estar mais presente no blog, mas a faculdade não está me dando um dia de sossego, mesmo assim eu dou um jeito arrumo formas de estar por aqui sempre que dá, não me abandonem mimimi

Hoje vou falar do livro Temporada de Acidentes, da autora Moïra Fowley-Doyle e publicado pela editora Intrínseca. Conheci o livro numa Turnê Intrínseca que participei no shopping Center Norte e a foi amor a primeira vista.

É a história de Cara e sua família e de como em todo ano no mês de outubro eles ficam vulneráveis a acidentes, simplesmente coisas acontecem, arranhões, quedas, cortes, fraturas, torções e as vezes mortes. Seria uma maldição? Mas por que?

img_20160822_214441.jpg

A sinopse da história me deixou tão mas tão intrigada, mesmo assim eu prometi a mim mesma só comprar o livro quando estivesse com um bom preço. Então eu esperei pacientemente por uma promoção hehehe
A história é contada através da personagem Cara uma adolescente no 2° ano do colegial e em alguns momentos por flashbacks.

Temos Alice a irmã um ano mais velha de Cara, que contra qualquer evidência, nega a existência da temporada de acidentes como negaram que a terra era redonda.
Temos o irmão “postiço” chamado Sam, filho do último marido da mãe da Cara e Alice, Melanie. E isso meio que é superstição minha, mas toda saga do herói tem um Sam para dar apoio e é exatamente isso que ele faz, é o apoio de Cara.
E temos Bea melhor amiga de Cara e toda metida a exótica, saca aquela amiga que faz o mapa astral e vê se combina com o crush hahaha

E temos Elsie, uma antiga amiga de infância de Cara, que sem explicação logica, ela aparece em todas as fotos de Cara, até mesmo naquelas que é obvio ela não deveria estar, como nas ferias em família…


Sinopse
Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.


Considerações

Primeiro e antes de tudo leia esse livro ouvindo esse album: https://youtu.be/unCVi4hYRlY  essa é a trilha sonora do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain e ela casou de um jeito quase sobrenatural a esse livro.


A historia começa por um caminho realista, apresentando personagens com sentimentos, defeitos, rotina, desejos e segredos. Acho que isso é importante, por que dá a sensação de ser pessoas como a gente, com problemas como os nossos e sentem e vivem dias como os nossos. Quem nunca bebeu um gole de vinho para deixar os pensamentos alto o suficiente para não ouvi-los?! Ou compartilhou um cigarro, um beijo ou um problema familiar com um amigo…Quem não deixou de fazer a lição de casa na ultima hora, matou aula, ou fez o caminho mais longo na volta pra casa ficar sozinho e pensar.

Com o passar das paginas, você vai se adentrando em cada personagem e até começa a parar de questionar; Porque os acidentes acontecem?

Você quer saber o que Cara vai fazer, o que Bea vai dizer, será que Alice vai gritar? E Sam? Ele ta bem?

E onde está Elsie?

img_20160822_213437.jpg

Então a historia começa a ir para um caminho turvo, cheio de metáforas e fantasias e exageros. Nunca li uma historia onde a protagonista confabulasse tanto. Mas é ai que está, essa historia é contada através dos olhos de Cara, que mesmo sendo uma adolescente, lida com seus problemas e sua vida, como uma criança e acho que quando você saca isso a historia cria uma proporção desenfreada de possibilidades.

Algumas coisas na historia eu saquei logo no começo, outras eu fiquei na duvida. Não vou dizer nada sobre isso por que essa historia parece um quebra cabeça, aos poucos você vai encaixando as peças e em alguns casos você sabe o que vai formar mesmo faltando algumas “peças” o que eu acho ótimo, por que da mais vontade de continuar a leitura.

Não achei o final marcante, até arrisco a dizer que a autora poderia ter se demorado mais nos capítulos finais; 17, 18, 19. A impressão que eu tive é que ficou faltando alguma coisa, como se algo tivesse sido cortado. A tragedia parece ser algo premeditado a cada pagina, os personagens parecem exaustos da vida que levam e a uma certa infelicidade no ar que acompanha a leitura e só no fim eu entendi que isso era por causa dos segredos deles, o fardo dos segredos.

Espero que tenham gostado, deixe um comentário, vou amar responde vocês!

bjs de luz

Loading Likes...

Deixe um comentário do que achou do post!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.