LifeStyle

Como aprender inglês (quase) sozinho

15 de julho de 2016

Olá Jujubas e Amendoins!

O post de hoje vem junto com um desabafo: Eu não sei falar inglês!

picsart_07-15-09.39.15.jpg

E antes que alguém diga para eu entrar  em uma escola de idiomas, já digo que não tenho tempo. Tenho a faculdade, o curso técnico, as tarefas de casa, o maridão, meus filhos gatos, o blog e meu projetos de pintura semanais.

Imagino que eu não seja a unica, que alem de não ter tempo falta a grana extra para bancar as aulas, mas como eu sou Brasileira e não desisto nunca eu tracei meios de aprender sozinha ou quase sozinha hehehe.

Primeira coisa que você precisa saber sobre aprender um idioma novo é que o idioma tem historia, cultura e costumes então não adianta você apenas ler a gramatica e praticar pronuncia, você precisa entender o contexto histórico ou não vai entender realmente o que esta estudando e não vai conseguir relacionar as coisas. Um exemplo disso é as gírias que nós temos aqui no Brasil, nos EUA ou em Londres eles também tem a deles e para entende-las você precisa entender o contexto.

O que eu faço então é assistir series e filmes legendados, assim você treina seu ouvido a se acostumar com inglês, pensa assim, quando você era criança e estava aprendendo a falar, você ouvia os adultos conversando, musicas, a tv e foi assim que você acostumou com seu idioma e aprendeu a falar, por isso primeiro você precisa ouvir o idioma que quer aprender e a melhor forma disso se fixar em você é ser algo corriqueiro. Assistindo series e filmes em inglês você também consegue ter uma imersão rica no modo de vida deles; costumes, religião, Estados, historia, feriados, presidentes, comidas, personalidades e etc.

As series que eu recomendo, pois são as que eu assisti e assisto:

Downton Abbey: A serie é incrivelmente rica em detalhes, vencedora de prêmios, uma super produção, cada capitulo tem a duração de 1h mais ou menos e você consegue acompanhar como se fosse uma linha do tempo na historia a cada episodio, é muito divertido ter uma ideia de como foi a transição de antes e depois da luz elétrica para as pessoas na época, por exemplo. O sotaque dos personagens são o inglês britânico para quem tem interesse por esse inglês e como eu disse você precisa ouvir bastante disso para treinar seu ouvido.down101006

Friends: A serie é bem conhecida, teve 10 temporadas e é bem divertida. A vantagem dessa serie é a constância dos personagens e os diálogos, depois de ter assistido a alguns episódios, você já vai poder reconhecer a voz de cada personagem, com o tempo seu ouvido começa a perceber as manias de cada um na hora de falar. E mais importante será a constância, por ser uma serie longa, você vai ter tempo para se familiarizar com cada personagem.friends-serie-completa-original

Supernatural: Essa serie está na 11° temporada e conta a historia de Dean e Sam, dois irmãos que viajam pelo pais todo matando monstros que ameaçam a vida dos humanos. Ok, muita fantasia para você? Mas veja bem, eles viajam o pais todo, aprendi muito sobre os Estados Unidos assistindo essa serie, lembra o que eu falei no começo do post sobre aprender o contexto histórico do lugar que você quer aprender o idioma, aprendi muita coisa principalmente pronuncia.spn-s9-googleplus-cover-e1403730259887

Existe muitíssimas outras series para você assistir, estudar inglês pode ser fácil, divertido e corriqueiro, basta você descobrir o que funciona melhor para você, essas são as series que funcionaram para mim, e possivelmente em breve haverá outras.

Agora vou falar de filmes, mas não qualquer filmes, os da Disney. O mundo magico que a Disney criou alem de inspirador é uma ótima oportunidade de aprender inglês, duvida? Vou te mostrar!

Sabe aquele filme Disney que você assitia inúmeras vezes, aquele com canções e personagens que te divertiam tanto, parece que estou falando de todos né, mas estou falando só do seu favorito por enquanto, o meu era da Bela e a Fera. Assisti ele uma quantidade absurda de vezes, falava todas as falas e até imitava a entonação de voz dos personagens. Um dia depois de grandinha eu assisti o filme em inglês e para minha surpresa eu conseguia assimilar o que os personagens diziam em inglês sem legenda em português. Acontece que como eu conhecia o filme tão bem em português, quando escutei o personagens falando em inglês eu conseguia associar as palavras, serio gente essa sensação é magica é como ser criança outra vez e aprender a juntas as letras do seu nome.

2994286101116519

Então a dica é simples, assista filmes que você conhece decorado os diálogos, aquele seu favorito mesmo, pode ser os da Disney que ainda contam com canções, mas assista-os em inglês e sem legenda, novamente falando isso vai treinar seu ouvido a se acostumar com o idioma.

E por ultimo na sessão treinar o ouvido; musica. Escute musica em inglês, mas com a letra em mãos, esse é o primeiro passo para assimilar as palavras que você escuta com um texto, veja que ate então você só estava ouvindo em inglês, agora, com musica, você também está lendo. E por que ler musica dá mais certo que ler legenda em inglês de filmes e series? Por que a musica tem a capacidade de se fixar na nossa mente e faz a gente querer cantar e é ai que você passa a falar em inglês.

20160715_093112.jpg

Minha atual meta é conseguir ler em inglês, não estou nem tentando falar ainda, então eu comprei dois livros em inglês que são meus favoritos em português. Eu leio os em inglês com os livros em português ao lado.

20160715_113711.jpg

Assim como eu, muitas outras pessoas começaram a ler as revistinhas da Turma da Monica quando criança, quando, estavam começando a aprender a ler. E hoje eu fazer isso para aprender inglês é prova de que deu certo quando eu era criança. Então antes de me arriscar na leitura dos livros eu li varias revistas da Turma da Monica em inglês. Elas não são caras, custam 3,90, você encontra em banca de jornal e é lançado uma nova a cada mês e no final de cada revistinha ha um glossário com palavras em inglês e português que ajuda na leitura.

Ajuda muito no aprendizado quando você faz algo por prazer e sente que faz sentido o que você esta estudando. Eu tinha uma professora no ensino médio que me fazia copiar os verbos em inglês inúmeras vezes, eu não entendia o por que daquilo, não gostava de copiar e consequentemente eu não aprendi nada, hoje estudando assim como estou mostrando para vocês eu descobri que estudar um idioma não é só copiar verbos, é vivenciar o idioma.

Só essas dicas que eu passei vão te fazer passar num teste de TOEIC e TOEFL? Acho que não amigo, mas vão te ajudar a sair do ZERO em inglês como eu sai.

Em algum momento você vai querer entender mais afundo e pode pesquisar na internet, assistir videos-aulas e talvez até entrar para um curso não é mesmo. O fato de você ter lido meu post já prova que você está interessado em aprender inglês e isso é o primeiro passo, interesse.

Espero que você tenha gostado e que tenha sido útil. Me despeço com um beijo e boa sorte nos estudo!!!

Deixe um comentário =)

bjs de luz

*TOEIC

Um certificado válido no mundo inteiro e que é extremamente respeitado pelas empresas que contratam profissionais estrangeiros. O teste serve como ferramenta para avaliar a proficiência do inglês dos seus futuros contratados.

**TOEFL

Um diploma de expertise em inglês, um pré-requisito para você que quer estudar em faculdades e universidades no exterior.

Only registered users can comment.

  1. Adorei esse post e concordo, Depois que comecei assistir séries e filmes legendado, consigo pronunciar e entender algumas coisas. Já tentei até imitar a Mônica e o Joe da série Friends, brincando com meu marido.

  2. Gostei, realmente a vida corrida impede que consigamos fazer aulas em uma escola de idiomas, mas esse recursos como filmes e séries ajudam mesmo…tanto que hoje assito as séries legendadas mesmo quando a versão dublada está disponível kkkk

  3. Estou tentando educar meu ouvido… Escutar e falar são minhas barreiras maiores. Estou tentando assistir filmes sem legendas de histórias que já conheço e desenhos infantis…. Ajuda muito! Adorei o post. Bjs.

Deixe uma resposta