Intrínseca | Livros

O Circo da Noite

28 de abril de 2016

Eae Amendoins e Jujubas!

Hoje eu vou falar de um livro que eu li a algum tempo, foi indicado por um amigo (que foi meu padrinho de casamento) que é apaixonado pela historia e me convenceu pelo seu entusiasmo a compra-lo.

O Circo da Noite, primeiro eu amo historias com tema de circo e mais ainda se houver romance e competição então eu cai de cara nesse livro com todas as expectativas.

No livro tem essa de enfatizar o quanto O circo Le Cirque des Reves é misterioso e fantástico.

picsart_04-26-08.38.44.jpg

“Abre ao cair da noite

Fecha ao amanhecer”

Você vai ser bombardeado já na capa e na orelha do livro (sou daquelas que lê a orelha dos meus livros, me julguem) tudo para te fazer acreditar que está entrando em um livro de universo incriável.

o_circo_da_noite_capa


sinopse

O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a acontecer, repleta de atrações impressionantes, de
tirar o fôlego. O nome dele é Le Cirque des Rêves, e só abre à noite.

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: uma disputa entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, eles mergulham de cabeça em um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Não importa se o amor é verdadeiro ou não, o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Escrito numa prosa rica e sedutora, esse romance encantador é um banquete para os sentidos e para o coração.

Erin Morgenstern é escritora e artista multimídia e define seu trabalho como “contos de fadas de um jeito ou de outro”. Erin mora em Massachusetts.


Minhas considerações

O primeiro capitulo é curto e apresenta Celia a protagonista e seu pai, o magico Hector. Em poucas paginas você já consegue criar a personalidade de ambos, Hector é um pai displicente e oportunista de caráter trapaceiro. Celia ainda é uma criança de 6 anos, mas é geniosa e impulsiva, ambos possuem podere mágicos , mas fingem que são apenas truques de magica.

No segundo capitulo surge o homem de terno cinza, que se apresenta como Alexander, ele é amigo de Hector, mas ambos cultivam uma certa rivalidade, por anos se desafiam um ao outro em uma especie de disputa com seus aprendizes. Hector está muito confiante que Celia é invencível e com ela terá sua revanche de um desafio anterior que perdera para o homem de terno cinza. Ambos concordam com o novo “jogo” e selam o acordo com a marca de um anel no dedo anelar de Celia e a garantia de que Alexander terá tempo para encontrar e treinar seu escolhido antes que as disputas realmente comecem.

O objetivo da historia estava traçado, uma competição entre os aprendizes de Hector e do homem de terno cinza.

No terceiro capitulo o homem de terno cinza vai a uma especia de orfanato e escolhe um garoto de 8 anos, sem cerimonias, apresentações ou cordialidade, apenas uma promessa: – Você vai estudar comigo. Garanto que vai ter muitos livros para ler, e leva o garoto sem muita explicação. O garoto deixa o orfanato sem um nome, o homem do terno cinza não acha importante nomes.

No quarto capitulo 5 anos se passaram e nesse capitulo o leitor consegue ter uma ideia de como está sendo os estudos de Celia e do garoto sem nome, como estão vivendo e o que tem feito. Como se uma câmera acompanhasse Celia e depois o garoto sem nome nos mostrando flashs de seus dias. O homem de terno cinza conclui o vinculo do acordo feito com Hector anos atras, também entregando um anel ao garoto e marcando seu dedo para sempre. A unica coisa que ele diz ao garoto é que está ligado para sempre a alguém.

No quinto capitulo os jovens então com mais ou menos 19 anos o garoto sem nome se apresenta a uma garota que conheceu na rua como Marco Alisdair e finalmente temos como chama-lo, em contra partida vemos cada vez mais conflitos entre Celia e seu pai.

As características de um romance estão ai, primeiro mostra a garota, depois mostra o garoto e depois mostra eles juntos.

Os capítulos tem nomes criativos e em cada um mostra a data, as vezes só o ano, mas as vezes o dia mês e ano. conforme você vai lendo vai acompanhando o crescimento e os métodos de ensino aos quais cada jogador é submetido por seus mestres.

Por que eu enfatizei e contei o começo da historia para vocês? Por que até aqui eu estava gostando da historia, mas depois do quinto capitulo me desanimou e me desencantou demais. A historia é bem escrita em detalhes, a autora Erin Morgenstern consegue descrever e criar coisas novas, mas a historia, o que acontece na historia é chato!

Haverá uma competição entre Marco e Celia, haverá um romance entre os dois, haverá uma encheção de linguiça na historia que é totalmente desnecessária e não serve nem para entretenimento, personagens demais que não faz muita diferença e só nós desvia do final do livro, conclusão metade do livro poderia ter sido cortado. O final ficou lúdico pra não dizer sem sentido e fraco.

A perspectiva de uma competição entre aprendizes de mágicos, onde somente um poderá vencer e quando digo vencer é ficar vivo, em um circo encantado, que se apaixonam e precisam descobrir um jeito de ficar juntos, era pra lá de demais. Mas não foi isso que eu vi no livro o que me deixou bem frustada. Até Marco e Celia finalmente se encontrar e se apaixonar demorou tanto e foi tão mixuruca que eu cogitei em desistir desse livro =(

O trabalho gráfico e a propaganda na época desse livro foi ótima, as sinopses me fizeram acreditar que o livro era ótimo, mas é o ditado: Não julgue um livro pela capa, o Designer pode ser melhor que o escritor!

deixe um comentario

bjs de luz

Loading Likes...

Deixe um comentário do que achou do post!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.