Darkside | Livros

A Noiva Fantasma

18 de Janeiro de 2016

picsart_01-10-03.40.47.jpg

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

picsart_01-10-08.10.40.jpg

Com um trabalho gráfico encantador e instigante Darkside mais uma vez me surpreendeu, agora com A Noiva Fantasma de Yangsze Choo. 

Como todos os bons heróis da literária, Li Lan é órfã de mãe, pobre, educada além do costume da época.

A família da jovem Li Lan já foi rica e respeitada, mas desde que sua mãe sucumbiu à varíola, quando ela tinha 4 anos, seu pai, cheio de cicatrizes de sua própria luta quase fatal com a doença, desperdiçou a fortuna da família em uma névoa de ópio.

Li Lan já tem idade para casar e espera que seu pai, como se faz o costume, providencie um arranjo para ela. Em vez disso, uma família rica pede a ela para se tornar uma “noiva fantasma” para seu filho; Lim Tian Ching, que recentemente morreu sob circunstâncias misteriosas.  Tal união garantiria a Li Lan uma vida de riqueza e conforto para o resto de seus dias, mas a que preço?

Para tentar se livrar do compromisso Li Lan é atraída para o mundo paralelo, sombrio da vida após a morte chinês, onde ela vai descobrir segredos obscuros demais da família Lim e a verdade sobre sua própria família.

picsart_01-10-08.06.28.jpg

Numa tentativa de se livrar do noivo indesejado que atormentava em sonhos cada vez mais reais, Li Lan aceitou uma mistura de uma médium que garantiu afastar espíritos. A mistura não deu muito certo, deixando-a em uma situação de quase morte. Li Lan atravessa o fino véu entre o mundo dos vivos e dos mortos, vagando por uma Malaia de espíritos ela procura respostas e encontra muita confusão, quando demônios com cabeça de boi, funcionários fantoche, urubus atacando e Tribunais de Julgamento já não são mais historias que ela ouvia das amahs.

Conto multifacetado de Choo é por vezes difícil de seguir com os seus inúmeros personagens e subtramas, mas a narrativa é tão rica em folclore chinês, costumes e do sobrenatural que o leitor é imerso a historia de tal maneira que para de questionar a fantasia e apenas viaja com Li Lan.

O Final foi perfeito de uma forma que a muito tempo eu não via num livro, quase um final Pixar ><

 

picsart_01-10-08.08.18.jpg

No final do livro, há paginas como essa com instruções para o leitor fazer origami de tsuru. A ideia é legal , mas eu fiquei com muita dó de cortar as paginas, então eu não fiz hehehe.

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta