João & Maria


 Sinopse

Isso tudo aconteceu há muito tempo, na época da sua avó, ou no tempo do avô dela. Muito tempo atrás. Naquela época, todos viviam nas margens de uma grande floresta.

Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti lembram o horror e o fascinio que sentiram quando leram João e Maria, dos irmãos Grimm. Agora, escritor e ilustrador se unem nesta brilhante releitura de um dos maiores classicos de todos os tempos. seja forte, corajoso e prepare-se: Gaiman e Mattotti vão levar você para um passeio nas profundezas da floresta.


Uma nova releitura de uma historia antiga. João & Maria foi publicada pela primeira vez em 1812, na primeira coleção de contos de fadas alemães do Irmãos Grimm, Historias das crianças e do lar.

PicsArt_12-20-05.50.29

Agora é a vez do incrível Neil Gaiman, inspirado nas ilustrações que Lorenzo Mattotti fez para uma exposição, a fim de celebrar a encenação de Hansel & Gretel exibida pelo Metropolitan Opera.

A historia continua a mesma; família pobre, casal de crianças abandonadas na floresta, trilha de pão, casa de doces, velha má, forno…

PicsArt_12-20-05.45.55

Mattotti magistralmente e sutilmente usa o espaço negativo para que cada imagem não seja imediatamente perceptível, como num jogo ameaçador de esconde-esconde, e a oscilação brusca entre as páginas limpas, silencio nas  palavras.

Na minha curta experiencia como estudante de artes, creio que a tecnica usada por Mattotti seja nanquim e um pincel grande de bambu, ao estilo japonês de caligrafia. 

PicsArt_12-20-05.40.08

Fitar as ilustrações é como entrar num quarto escuro, enquanto as vozes da narrativa ainda ecoam em sua mente e tentar decifrar o que se vê.

Curiosidades:

Em 1806, Napoleão invadiu o pequeno reino alemão onde viviam, os irmãos Grimm. Wilhelm e Jacob Grimm começaram a reunir fábulas locais como forma de desafiar a dominação cultural dos Franceses. Dentre seus vizinhos havia uma garota de doze anos, Henriette Dorothea Wild, conhecida como Dortchen. Foi ela quem contou aos irmãos Grimm a historia de Hansel e Gretel, que conhecemos como João e Maria. 20 anos depois Dortchen casou com Wilhelm Grimm.

2 Comment

  1. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro, já li ótimas resenhas e vi críticas super favoráveis, pretendo ler em breve 🙂

    1. Melhor agora com seu comentário! Ele é bem curtinho, li enquanto almoçava shuahsuhausua

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: