A Corrida de Escorpião

PicsArt_12-13-09.16.22Sinopses 

A cada novembro, os cavalos d’água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não. Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha. Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar – ou a perder – do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer.


A historia se passa numa ilha chamada Thisby, que todos os anos no mês de novembro faz a Corrida de Escorpião. Uma corrida perigosa, feita por cavalos capall uisce; os cavalos d’água.

Inspirada em lendas sobre um cavalo encantado muito perigoso, que vive nas águas, Stiefvater criou os capall uisce, a pronuncia correta é /CAPple ISHka/. Na lenda os cavalos estavam associados ao mês de novembro, eram carnívoros, que se atraídos para fora do oceano, eram montarias maravilhosas… a não ser que fossem tocados pela água salgada de novo.

Esses não são cavalos comuns. Cerque-os de encantos, esconda-os do mar, mas hoje, na praia, não dê as costas a eles.

A historia vai entre calando entre dois personagens, Sean Kendrick e Puck (Kate) Connolly. Ambos tem motivos muito fortes para arriscar a vida na Corrida pelo grande premio. Ambos estão determinados a ir até o fim. As coisas podem mudar, entretanto, quando vencer a Corrida pode custar a vida um do outro, ambos tem mais a perder do que imaginavam quando se apaixona pelo concorrente.

Qualquer um que herdar a profissão do pai, que lhe tirou a vida, iria pensar duas vezes antes de abraça-la para si, mas Sean a aceitou. O garoto é viciado na adrenalina que é estar perto da morte, para  quem vive a domar e cavalgar capaill.  Trabalhando nos estábulos de Benjamin Malvern, não é apenas um trabalho para Sean; é um modo de vida.

Puck se aproxima de Sean, ela o vê como um especialista nas corridas e nos capaill, visto que ele já foi quatro vezes campeão. Embora Sean começa a cuidar de Puck, a pessoa no centro do coração de dele não é uma pessoa, mas: Corr, um cavalo dos Estábulos de Malvern. Eles fazem um acordo, se Sean ganhar mais essa corrida, Malvern promete vender o cavalo a ele.

Puck por outro lado tem um forte elo por sua família já tão reduzida, vivendo sem os pais, apenas com os dois irmãos ela luta para mante-los unidos. E um terrível dilema, ameaçada de ser despejada de sua casa junto com seus dois irmãos ela vê o premio da Corrida como a solução, mesmo que isso lhe custe a vida.

Fica claro que Sean se importa mais com os cavalos do que com as pessoas, como se o fato de entende-los justificasse seu comportamento agressivo.

É preciso se atentar ao prologo do livro, onde Sean narra como foi a morte de seu pai em uma das Corrida de Escorpião. Ele entende que é fundamental não demostrar medo ao animal, é isso que uma criatura tão poderosa espera de seus domadores.

Não penso com frequência no corpo de meu pai estendido na beira da praia, dentro da água vermelha. Lembro dele como ele estava antes da corrida: amedrontado.  Não cometerei o mesmo erro.

Sean e Puck têm muito em comum: Seus melhores amigos são cavalos. Puck cuida de Dove, tanto quanto Sean se preocupa com Corr.

A historia é extremamente original, você nunca leu nada assim, Stiefvater se superou, o leitor é imerso a cultura, clima e costumes locais da ilha fictícia de Thisby.  Você sera envolvido por toda o encanto que esses cavalos tão assustadores podem promover, a cada pagina você sofre e torce por Sean e Puck e se pergunta como será o desfecho disso tudo.

 

Editora: Verus
Ano: 2012
Autor: Maggie Stiefvater
Ficção Infanto Juvenil

 

2 Comment

  1. Marcela says: Responder

    Nossa… Eu simplesmente sou apaixonada pelos livros da Stiefvater, e eu nunca tinha lido uma resenha tão boa e detalhada (sem spoiler) desse livro antes. Juro, que gostei bastante. Parabéns!

    1. Obrigada, seu comentário é muito importante, muitas vezes é o que faz a diferença para melhorar e motivar. ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: